1| Associação Portuguesa de Casas Museu – A.P.C.M. foi criada a 4 de maio de 2012, em Coimbra, com o objectivo de favorecer e promover a cooperação entre as diversas Casas Museu nacionais, através da partilha de conhecimento mútuo, da troca de informações e das experiências adquiridas, assim como para reunir os esforços necessários com vista a assegurar uma maior visibilidade dos seus membros. A A.P.C.M procura ser um elo de ligação e de representação quer a nível nacional quer a nível internacional, como ser o interlocutor por excelência perante a Administração Pública, as instâncias da Comunidade Europeia e as associações congéneres em todo o mundo.
Por outro lado, deverá promover, por sua iniciativa ou em parceria com o sistema educativo, ações de formação de acordo com as necessidades dos seus membro, como seja através da dinamização de um Centro de Formação Contínua e de um Centro Politécnico de Formação Profissional nesta área particular da museologia.
2| No passado dia 25 de setembro, realizamos, em Alpiarça, na Casa dos Patudos, Museu de Alpiarça, o nosso primeiro encontro nacional, cuja temática foi “Comunicar Património / Casas Museu”, ou seja, que instrumentos tem as casas museu para a sua promoção, chegarem ao grande público, e desta forma homenagearem os seus patronos? Efetivamente, no contexto museológico, as casas museu tem características muito próprias, verdadeiramente únicas, em que o material (como sejam as peças da sua coleção) e o imaterial (as memórias, as vivências, as histórias…) confundem-se, pelo que a comunicação não pode ser ignorada. Daí que se tenha optado por este tema para o nosso primeiro simpósio
3| No encontro, devido em duas partes distintas abordamos, pela manhã, a problemática da comunicação numa dimensão audiovisual, e em particular televisiva, com a participação do Dr. Celso Cleto, do Porto Canal, que abordou “Comunicar os museus na televisão. A experiência de “Caminhos da história”. De seguida, a Dr.ª Samantha Coleman, Diretora executiva da Casa Museu Medeiros de Almeida, de Lisboa, deu a conhecer a sua experiência profissional com uma comunicação intitulada: “A Casa Museu sai de casa. Comunicar dentro e fora de portas”.
Na parte da tarde, abordou-se a vertente imaterial destes espaços museológicos, abordando, por um lado, o “espírito do lugar”, através de uma comunicação do Dr. Simon Punter, diretor executivo da “cosultal”, intitulada: “Ativos culturais no contexto do Placemaking” e, por outro lado, a necessidade das casas-museu em recordarem “as suas heranças”, com a comunicação da Dr.ª Maria Vlachou, a diretora executiva da Acesso Cultura: “Uma história bem contada”.
Contar bem a história foi o que conseguiu fazer o Dr. Nuno Prates quando conduziu os participantes ao “universo” de José Relvas e à coleção que ele ofertou à Vila de Alpiarça.
António Passos Canavarro
Presidente da Comissão Instaladora da APCM.